A Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), e a Polícia Militar Rodoviária (PMR), implantam, a partir da próxima segunda-feira, em caráter experimental, um novo modelo de Operação Comboio. O sistema entrará em vigor quando houver neblina apenas no trecho da Interligação do Planalto (SP-40/150) para os motoristas que precisam acessar a Via Anchieta, desde que a visibilidade esteja dentro dos níveis de segurança na Rodovia dos Imigrantes. Na Via Anchieta não haverá qualquer modificação.
A mudança ocorre após inúmeras queixas de usuários que utilizam as rodovias do SAI sobre a falta de neblina durante a Operação Comboio. No modelo que vigora atualmente, sempre que a visibilidade fica abaixo dos 100 metros em algum ponto da Imigrantes ou da Interligação, é implantada a Operação Comboio. Os veículos são represados na praça de pedágio, que fica no km 32 da Imigrantes, e, quando se formam grupos de aproximadamente 500 veículos, viaturas da PMR e da Ecovias os conduzem até um ponto com melhor visibilidade.
O sistema aumenta o tempo de viagem e gera longas filas antes do pedágio. Segundo os motoristas, é comum viajar com Operação Comboio em vigor e sem nenhuma neblina. O engenheiro Francisco Lucci, morador de Sâo Vicente, é um dos que reclamam. Ele diz que, em 90% das vezes em que enfrenta o comboio, não encontra problemas na visibilidade. "E quando chega na Interligação, os carros são liberados. O comboio acaba antes do trecho de neblina começar", diz.
Com a mudança, quando as estações meteorológicas detectarem visibilidade menor que 100 metros na Interligação, mas acima de 100 metros em toda a extensão da Imigrantes, será implantada a nova Operação Comboio.
Nessas condições, os motoristas que seguirem viagem pela Imigrantes serão orientados a se posicionar nas faixas 1 e 2 (indicadas por pintura de solo). Quando ultrapassarem as cabines de pedágio seguirão o destino dentro da velocidade regulamentada. Já os motoristas que forem seguir pela Anchieta se posicionarão nas faixas 3 e 4, aguardando a formação de comboio, que partirá a cada 30 minutos.
O comboio será conduzido por viaturas da Polícia Rodoviária e da concessionária a uma velocidade de 40 km/h até adentrar na Interligação, quando a velocidade será reduzida para 25 km/h.
Segundo a Artesp, os motoristas que estiverem na estrada serão orientados por meio de nove painéis eletrônicos de mensagem. A fim de evitar que os veículos leves entrem no comboio por engano ou que os caminhões e ônibus saiam dele, todo o trecho do km 32 ao km 40 terá as faixas 1 e 2 separadas das faixas 3 e 4 por cones.
Experimental
De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a mudança beneficiará os motoristas que descem a Serra pela Rodovia dos Imigrantes. O período experimental da nova operação segue até 15 de março de 2014, enquanto serão realizadas avaliações quinzenais em conjunto com a Ecovias e PMR. Se os resultados forem positivos, o novo modelo será adotado definitivamente e o SAI receberá placas com luzes piscantes em amarelo para melhorar a visualização por parte dos motoristas.
Os testes serão realizados diariamente das 14 às 22 horas, período que concentra 68% dos comboios realizados no SAI. Nos casos onde a neblina atingir também a Imigrantes ou fora do horário de teste, a Operação Comboio será realizada nos moldes tradicionais.
Análises
Análises das Operações Comboio realizadas este ano concluíram que em pouco mais de 18% do tempo em que a medida foi implementada, a visibilidade estava prejudicada somente no trecho de Interligação do Planalto, sem neblina intensa na Imigrantes.
Entre janeiro e outubro deste ano, as estações meteorológicas instaladas na região detectaram 935 horas com visibilidade abaixo de 100 metros. De todo esse período, em 171 horas (18,3% do total) a Imigrantes não apresentava neblina, ficando somente a Interligação em condições desfavoráveis para o tráfego sem restrição.
Fonte: A Tribuna
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